Por Claudio Zanão
2018 foi um ano intenso, com muitas atividades e novidades que marcaram a indústria alimentícia. Nós, da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoito, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), como representantes do setor, estivemos à frente de iniciativas que envolveram questões regulatórias, de promoção do consumo e exportação.
Inicialmente destacamos o acordo assinado por nós – juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) – com Ministério da Saúde para a redução de açúcar nos alimentos industrializados. O objetivo é que o setor contribua com a redução do consumo de açúcares pela população brasileira para menos de 10% do total das calorias diárias ingeridas até 2022. A atenção às questões que envolvem nutrição, saúde e bem-estar é uma tendência mundial e sabemos que precisamos, também, incentivar e orientar o consumidor de forma inteligente, mostrando que os biscoitos e bolos Industrializados, além de saborosos, possuem atributos voltados à alimentação saudável e podem fazer parte de uma alimentação equilibrada.
Outro ponto de interesse de toda sociedade brasileira é a adoção de um novo modelo de rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil. A ABIMAPI faz parte da Rede Rotulagem, iniciativa que envolve 22 entidades, e contribui com aporte técnico e científico para oferecer mais informação ao consumidor. O modelo do semáforo defendido por nós já é utilizado em países como Inglaterra, França e Dinamarca e é um sistema que tem fundamentação científica, que contribui de forma mais eficaz para fornecer informações claras à população.
Realizamos em 2018 o primeiro Salão do Panetone, quando reunimos mais de 300 participantes, entre jornalistas, influenciadores digitais e representantes de 10 marcas expositoras do evento. Na oportunidade, recebemos oito formadores de opinião vindos do Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, para cobertura do evento e visitas às fábricas localizadas em São Paulo (SP). Todos tiveram a oportunidade de também apontar os hábitos de consumo de panetone de seus países e as potencialidades a favor do Brasil. É importante destacar que somos o segundo maior fornecedor global de panetones, atrás apenas da Itália, e o primeiro da América Latina, à frente de Peru e Argentina. Entre os 10 principais destinos das exportações brasileiras, os Estados Unidos lideraram as compras, com 50% de participação, seguidos por Peru (15%) e Japão (8%). Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela, Canadá, Bolívia e Argentina também estão na lista dos principais importadores.
Nós, da ABIMAPI, somos a entidade que congrega o 3º maior mercado global produtor e consumidor de biscoitos e massas alimentícias e o 7º em pães e bolos industrializados. Por meio do programa setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, que mantemos em parceria com a Apex-Brasil, participamos dos principais eventos mundiais do nosso setor e realizamos Missões Empresariais para diferentes destinos. Também desenvolvemos ao menos dez estudos focados em análise de mercados para Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Canadá, Rússia, Japão e Mercosul.
Em 2019, concluiremos mais uma etapa de nosso convênio com a Apex-Brasil. Assim, fizemos uma nova leitura dos mercados prioritários e chegamos a sete países-alvo. São eles: Estados Unidos, Portugal, China, Colômbia, Nigéria, Emirados Árabes e África do Sul.
Foram muitas iniciativas que marcaram nossas indústrias. Estamos otimistas para mais um ano de conquistas e garantimos que a ABIMAPI avançará dedicada a encontrar soluções e oportunidades que ajudam a promover e a fortalecer nossas categorias.
Claudio Zanão é presidente-executivo ABIMAPI
Seja o primeiro a comentar