A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e a Sociedade Brasileira de Sommeliers de São Paulo (SBS-SP) começaram a promover encontros com especialistas de pães e vinhos em São Paulo, SP.
Nestes encontros, os pães são preparados por chefs panificadores renomados, cujos produtos são harmonizados com vinhos, como por exemplo, da varidade Tempranilo, a uva mais cultivada na Espanha.
O presidente da Abip, José Batista de Oliveira, destaca o efeito multiplicador da iniciativa. “A formação de “sommeliers do pão” é um esforço da maior importância, pois acaba se traduzindo numa maior divulgação das propriedades dos pães rústicos, produzidos por meio de processo de fermentação lenta, que são os mais adequados para o acompanhamento de vinhos”, diz o presidente.
Apesar do pouco tempo de vida – os encontros foram iniciados no final do ano passado – o programa de harmonização de pães e vinhos já é um grande sucesso. “Estamos reunindo de 60 a 100 interessados por sessão e a demanda é crescente”, diz Mario Telles, diretor-executivo da SBS-SP, que destaca o potencial da iniciativa.
“Estamos abrindo espaço para a formação do “sommelier do pão”, como já existe na França. O “sommelier do pão” é o profissional que orienta o cliente a escolher o tipo de pão mais adequado ao prato e o vinho escolhido”, explica o presidente da Abip.
Seja o primeiro a comentar