Chef francês ensina receita de brioche perfeito

Que tal fazer um gostoso brioche? Saiba que essa é uma das receitas mais cultuadas da França e resulta em um pão divinamente rico, delicado e bastante saboroso. O chef francês Pascal Abadie, da padaria artesanal francesa Jules L´art du Pain, ensina como fazer o típico Brioche Nanterre, que se caracteriza pelo formato com várias bolas de massa assadas juntas. “O brioche é da família da viennoiserie e foi criado no século dezessete”, conta Pascal.

A Jules L’art du Pain é uma casa à moda francesa com duas unidades na capital paulista – nos bairros de Moema e Vila Nova Conceição.  O local reúne opções de boulangerie e pâtisserie artesanal e tem como carro chefe a “baguette de tradition française”, consagrada na França. Diariamente são produzidas, nas duas lojas, centenas de baguetes, sendo que durante alguns fins de semana a produção chega a mil unidades. Seu proprietário, o chef francês Pascal Abadie, preza pelos ingredientes premium, produção artesanal e ambiente charmoso e aconchegante.

O brioche leva alto teor de ovos e de manteiga. “Aliás, ele deve ser preparado com uma boa manteiga, que vai refletir diretamente no seu sabor e qualidade”, indica o chef. Após ficar pronto, o chef recomenda que uma das combinações prediletas é degustar o brioche com a geleia artesanal de framboesa da Jules, que harmoniza perfeitamente com a delícia.

Confira abaixo o passo a passo da receita de brioche Nanterre do chef Pascal Abadie:

Ingredientes
– Farinha de trigo: 1 kg
– Sal: 20 g (1 colher de sopa)
– Levain (fermento natural): 100 g (1 xícara de chá)
– Fermento Biológico fresco: 40 g
– Mel: 50 g (aproximadamente 3 colheres de sopa)
– Leite: 200 g (1 xícara de chá)
– Ovo: 400 g (7 ovos)
– Açúcar: 100 g (1 xícara de chá)
– Manteiga: 250 g (2 xícaras e meia)

Modo de preparo
1) Bata todos os ingredientes na batedeira, de 20 a 30 min. em velocidade baixa, acrescentando o fermento biológico, o açúcar e a manteiga.
2) Depois, bata em velocidade alta até a massa ficar lisa, em temperatura máxima entre 24 a 26 graus.
3) Deixe a massa descansar de 45 min a 1 hora.
4) Divida a massa em bolas e deixe descansar por mais 15 min.
5) Modele as bolas em formato de trança.
6) Asse em forno preaquecido, entre 140 e 160 graus.

 

Receita e foto gentilmente cedidas por Jules L’art du Pain

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*