A Páscoa de 2016 foi de queda para o setor de chocolates. De acordo com levantamento realizado pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), as indústrias reduziram em 17% o volume total produzido de ovos e produtos de Páscoa, passando de 14,5 mil toneladas de outubro de 2014 a março de 2015 para 12 mil toneladas no mesmo período em 2015 a 2016 .
“Estamos enfrentando um período de recessão no País, com índice de inflação atingindo dois dígitos, 11 milhões de desempregados e PIB cada vez menor. Os consumidores não deixaram de gostar de chocolate e nem de presentear os entes queridos na Páscoa, porém o atual momento econômico é de cautela”, afirma o vice-presidente de chocolate da Associação, Ubiracy Fonseca. “Tivemos o impacto da alta do dólar, já que o cacau é cotado pelas bolsas de Nova Iorque e Londres, e o aumento dos insumos de chocolate — ambos influenciaram os custos do produto e contribuíram para o desempenho em queda do setor no período de Páscoa”, finaliza.
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