Flávio Ítavo, especialista em recuperação de empresas, explica os principais motivos que impedem algumas empresas brasileiras de serem bem-sucedidas.
Com 30 anos de expertise em processos de “Turn Around”, Flávio Ítavo é categórico ao afirmar: “As companhias cometem pecados que comprometem seu desempenho e podem dar a volta por cima se prestarem mais atenção nas estratégias”. Para ele, todo mundo sabe que o caixa é o responsável pela “quebra” das empresas em primeira instância, mas Flávio pondera que existem comportamentos corporativos que levam o caixa a ficar perigoso. Com um currículo que inclui clientes como o Grupo Dallas, detentor das marcas Avis and Budget Rent a Car, no qual foi CFO e dirigiu processo de Turnaround, o especialista enumera o que considera os 7 pecados das empresas brasileiras:
- Falta de planejamento estratégico – ou o que Flávio chama de Carpe diem. As empresas precisam discutir futuro. “Se um conselho se reúne para falar do agora, algo está terminantemente errado, pois a empresa nem está trabalhando com processos eficazes no presente e nem está discutindo melhorias necessárias para crescer”.
- Falta de alinhamento de Marketing. Para ele, o problema não é ter ou não ter, mas alinhar ou não alinhar. “As empresas estão atirando para todos os lados, e utilizando as ferramentas sem uma linha base que defina a direção certa em que os resultados devem chegar”.
- Falta de estrutura de Recursos Humanos. Com pessoas satisfeitas e no lugar certo, a empresa anda melhor. “Uma área robusta de RH permite contratar certo, recolocar, se necessário, criar planos de carreiras, ou seja, manejar o material humano da empresa alinhado com as estratégias”.
- As empresas não sabem usar informações para gestão. Cada vez mais, temos dados à mão, que podem ajudar no planejamento estratégico e na readequação de direção das empresas. “O grande problema não está na quantidade ou mesmo na qualidade da informação, mas na falta de conhecimento sobre como usar essa informação. Falta expertise”.
- Planeje seu fluxo, “a toque de caixa”. Para Flávio, as empresas que não sabem o que gastam e o que ganham ficam apagando incêndios: “há clientes para os quais pergunto de quanto é o prejuízo e que me retornam com informações literalmente erradas. Uma empresa que não tem planejamento financeiro não consegue crescer”.
- Pague os fiscais, nunca os impostos. O maior erro fiscal apontado por Flávio é acreditar que seja possível empurrar os tributos com a barriga ou de forma ilegal: “o planejamento estratégico da empresa precisa passar pelo setor fiscal. Ter uma orientação severa nesse sentido, calcular corretamente e organizar as finanças para estar em dia com o fisco é essencial para o crescimento corporativo. Você pode até postergar ou atrasar os impostos, mas de forma planejada e segura”.
- Confiar nas pessoas, nunca nos controles.Para Flávio, esse é um erro básico: “controles servem exatamente para evitar que haja desvios. Por isso a grande importância do planejamento estratégico e de criar processos que sejam eficazes e confiáveis. Com isso, qualquer pessoa vai seguir a mesma linha de conduta e realizar da mesma forma”.
Flávio Ítavo ainda indica: “há mais pecados a serem apontados, podemos facilmente passar de 10. Mas esses 7 já são suficientes para realizarmos uma avaliação do dia a dia de uma companhia e começar a desenhar mudanças”.
Sobre Turnaround
O Turnaround ficou conhecido como processo de recuperação ou renovação corporativa. As estratégias de Turnaround visam avaliar todos os setores de uma companhia, incluindo seus valores e sua missão, propor e executar estratégias agressivas para uma reestruturação profunda e uma mudança de rumo que recoloque a empresa no eixo e permita voltar a crescer. Embora muitas companhias ainda tenham dificuldade em admitir a necessidade do Turnaround, o processo já ajudou a recuperação e na volta por cima de muitas marcas no Brasil e no mundo.
Sobre Flávio Ítavo
Executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos como Danone, Warner Lambert, Bunge Alimentos, Coty Inc, KPMG, Belsonno, Grupo Canopus e Grupo Niponsul, em posições de Gerência Geral e Diretoria Financeira, de Produção e Vendas, e em Turnaround de empresas como Avis Renta a Car e Cofibam, Fávio Ítavo especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados. Ao longo de 30 anos, Flávio construiu uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados. Hoje, é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.
Adorei seu post sobre sistema de cobrança. Vou adicionar ao meu favoritos para acompanhar futuramente. Meu site http://www.dataseek.com.br também possui diversas informações sobre o assunto. Somos uma empresa de T.I especializada em serviços de empresas brasileiras. Sucesso!