Levantamento aponta hábitos alimentares do brasileiro

Um estudo realizado em todo Brasil pela rede de refeições Giraffas lança luz sobre os hábitos alimentares dos brasileiros na praça de alimentação em 2023. Baseado em uma amostragem significativa de mais de 70 mil consumidores diários da Rede – totalizando 25 milhões em 2023 – o levantamento oferece percepções profundas sobre as tendências, preferências e comportamentos alimentares do país.

A preferência pela carne vermelha levanta questões interessantes sobre as escolhas alimentares dos consumidores. O estudo destaca que a carne vermelha representa 51,7% do consumo de proteínas animais em pratos e sanduíches, enquanto o frango ocupa uma fatia significativa de 39,16%. Carne suína e peixe representam 6,5% e 1,77%, respectivamente.

Os dados por tipo de proteína revelam que dos 26 estados brasileiros, apenas dois têm um consumo mais acentuado da proteína do frango em pratos e sanduíches. São eles: Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Lanches com hambúrguer de carne são mais consumidos nos estados do Acre, Tocantins e Mato Grosso. No infográfico “Raio X dos Hábitos Alimentares dos Brasileiro” é possível verificar o tipo de proteína mais consumida pelos clientes da Rede em cada Estado do país.

O comportamento de consumo de bebidas junto das refeições também apresenta padrões regionais distintos, com o Sul liderando o consumo de bebidas alcoólicas, seguido pelo Nordeste e Sudeste. Outro dado interessante é o crescimento do compartilhamento de pratos e lanches entre os consumidores do Giraffas, especialmente nas regiões Norte, Sul e Sudeste. 10% das vendas da Rede, hoje, são de refeições compartilhadas.

Os dados sobre o aumento do ticket médio ao longo dos anos indicam uma mudança nos padrões de consumo, refletindo uma tendência de gasto maior por visita na Praça de Alimentação. O ticket médio em janeiro de 2024 foi de R$ 47,22, representando um aumento de R$ 11 nos últimos quatro anos, que pode ser atribuído à inflação e também às refeições compartilhadas.

A preferência por sobremesas também merece atenção, com a casquinha liderando as vendas e representando mais de 50% do faturamento de sobremesas da Rede Giraffas em 2023. Em termos de bebidas, o refrigerante continua a ser a escolha dominante, em quase 70% dos pedidos, seguido de suco (15%) e água (12%). Cerveja e chá representam 4,5% e 0,8%, respectivamente.

Com uma amostragem abrangente e muito representativa, o estudo do Giraffas se destaca como uma contribuição significativa para o entendimento dos hábitos alimentares da população brasileira. Seu impacto e relevância transcendem os limites da indústria alimentícia, fornecendo insights valiosos para diversas áreas de estudo e pesquisa.

“A divulgação desses dados é um marco para o Giraffas e para o mercado de alimentação. Estamos oferecendo um verdadeiro raio-x dos hábitos alimentares dos nossos consumidores, algo inédito até então”, ressalta Carlos Guerra, fundador e CEO da rede Giraffas. “Esse lançamento não será pontual. Estamos comprometidos em realizar essa análise com frequência para acompanhar as mudanças e tendências do mercado.”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*