Depois de falir, confeiteira faz sucesso

Bruna Rebelo se formou em 2009 em Gastronomia e no mesmo ano assumiu o buffet da mãe. Esse foi o primeiro dos três negócios que ela faliu. Mas a também influenciadora encontrou a fórmula do sucesso. Atualmente, ensina a fazer bolos espatulados com “buttercream” e tem um site que vende produtos para confeiteiros.

“Iniciei empreendendo em 2009, assim que saí da faculdade de Gastronomia. Eu herdei a empresa da minha mãe, um buffet na cozinha da garagem da nossa casa na periferia de São Paulo. Minha mãe tinha um baita negócio, mas não entendia nada de gestão. E eu e meu irmão acabamos herdando o negócio pra tocar. Esse acabou sendo um dos 3 negócios que eu fali”, recorda ela.

Além disso, ela quase abriu uma padaria, que morreu antes mesmo de ver a luz do dia. Teve uma cozinha industrial para atender eventos corporativos, que também não deu certo. Em paralelo, fez alguns cursos e começou a fazer bolos e doces de festas.

Como ainda não conseguia se manter vendendo bolos, passou a vender marmitas fit. Foi mais um negócio que faliu.  Apesar disso, nunca desistiu do empreendedorismo.

“Aprendi que sem saber fazer gestão do dinheiro, nenhum negócio vai pra frente. Desistir de empreender, nunca. Todos os negócios que não deram certo me deixaram uma lição. E acredito que foi disso tudo que eu aprendi a ter um negócio de sucesso”, conta Bruna.

No início do empreendimento, a influenciadora ainda fazia as apresentações do seu curso de modo amador, pelo celular. Com o crescimento, passou a ter um mini estúdio dentro de casa, para fazer as transmissões de um jeito mais profissional. Hoje, emprega 17 pessoas.
Bruna, que é especialista na área há mais de 12 anos, oferece diversas opções de valores para quem é ou deseja ser um confeiteiro. “Eu tenho alguns cursos, que vão de R$ 47 a R$ 1.997,00. Eu ensino desde a massa mais básica de bolo até um bolo de 5 andares, além do curso de empreendedorismo para confeiteiras. É um ramo muito promissor, mas aprender apenas a fazer um bom bolo não vai trazer sucesso a ninguém. Por isso, ensinamos todos os pilares para quem quer fazer da confeitaria um negócio de sucesso”, comenta Rebelo, que deseja ter uma escola presencial: “Faz parte dos meus sonhos”. 

Bruna também deu dicas para quem deseja trabalhar na área. “O primeiro passo é definir o produto que vai trabalhar, em seguida qual o cliente ideal para esse produto. A partir disso ter clareza dos números, sempre. A minha dica é: ‘comece do jeito certo desde o dia 0′. Faça contas, planilhe tudo. Você é um empreendedor’, aconselha ela, que acredita no potencial do ramo.
“Em 2020 a ABIP estimou que só o setor de confeitaria formal e informal faturou 14 bilhões. A perspectiva é que esse mercado cresça ainda mais. Mas só vão se destacar aqueles que tiverem algum diferencial”, conclui.

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