Por Flávia Ponte Bandeira S. Costa
_
Código de barras, Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), o moderníssimo Código Eletrônico do Produto- RFID (EPC) e outras ferramentas e tecnologias garantem a eficácia na interação entre as indústrias, distribuidores, atacadistas e varejistas. Além de agilidade e segurança , propiciam também precisão nas informações e racionalização de custos.
O consumidor percebe de modo muito claro esses avanços e tem que estar bem preparado para atender ao movimento de comercialização, em decorrência da crescente presença da automação nas lojas. O processo não se restringe à emissão de um cupom fiscal. Envolve controle eficaz dos estoques, reposição em tempo real das mercadorias, redução de custos, aumento de produtividade e acesso amplo a informações estratégicas para o negócio.
Trata-se de um conjunto de benefícios cada vez mais acessível, pois os softwares e equipamentos têm preço muito menor do que no passado e sua operação torna-se paulatinamente mais simples. É perceptível — em especial em momentos de maior demanda, como nas vendas de chocolates na Páscoa, Natal entre outros — a relação de causa-efeito entre os processos eficazes do varejo e a satisfação do consumidor, cada vez mais exigente, seletivo e ávido pelo bom atendimento.
A automação proporciona um panorama geral da loja, melhorando o controle de atividades como atendimento em balcão, encomendas e vendas. Com processos informatizados, é possível agregar agilidade e redução de custos, aumentando, assim, a rentabilidade e a competitividade.
Esses avanços são viabilizados pelo código de barras e o EDI e, mais recentemente, pelo EPC- RFID, disseminados e administrados no País pela GS1 BRASIL, entidade multissetorial, sem fins lucrativos, voltada a multiplicar a automação em todas as cadeias de suprimentos. Essas ferramentas, embora invisíveis ao grande público, proporcionam imenso ganho de eficiência.
Para o consumidor final, contudo, o que importa é a qualidade que percebe, em especial nos momentos de elevada procura por um ou mais produtos, como ocorre em datas festivas. Ninguém quer enfrentar longas filas, mau atendimento ou, pior, a frustração de não encontrar o que procura. A automação, pela agilidade que oferece na ponta do consumo ,por facilitar a logística e a reposição contínua de mercadorias, propicia adequado gerenciamento de estoques e contribui de modo decisivo para a eficácia dos processos de produção, distribuição e venda.
Flávia Ponte Bandeira S. Costa, assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil, aborda os benefícios da automação.
Seja o primeiro a comentar