Domínio da venda

Por Moacir Moura
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Loja produtiva e sintonizada com o mercado domina o conhecimento o e o gosto pela venda, arte que deve estar impregnada na corrente sanguínea de todos, do vendedor ao dono, passando pelo gerente e todas as demais funções de retaguarda.

A eficácia não deve se restringir a um ou dois vendedores, como em time de futebol que joga contando com o talento de um ou dois atacantes. Loja de sucesso é aquela que opera um sistema criativo de vendas, atendimento e prestação de serviços aos clientes, onde todos defendem e todos atacam.

O cliente entra em estado de êxtase quando todos o cumprimentam, estejam ou não atendendo!

Ambiente tão envolvente que o consumidor entra para dar uma simples olhada e sai com um pedido fechado, satisfeito com a compra que até então não pretendia fazê-la.

Conheço lojas de móveis que conseguem dar um passo além desse exemplo, trabalhando com determinação o fechamento da venda.

Depois de argumentar, incluir acessórios e objetos de decoração num conjunto de sala e living, a cliente fez a seguinte objeção:

Está muito bonito, o preço também é razoável, mas não vai caber lá em casa…!

Vendedor eficaz deve estar sempre preparado para ouvir e interpretar o inusitado, o surpreendente.
O que você faria numa situação dessas? Aproveitaria ou perderia a oportunidade de fechar a venda? É Cadastro checado, hábil negociador, o vendedor não deixou por menos:

Não tem problema minha senhora, instalamos tudo amanhã em sua casa, e se não couber, retiraremos.

Prática comum da loja e devidamente integrada à corrente sanguínea de seus profissionais de venda, até agora os clientes jamais deixaram retirar os móveis que foram entregues e ambientados condicionalmente.

Vender é essencialmente ATITUDE!

 

Moacir Moura é palestrante e consultor especializado em gestão e motivação de pessoas.

www.mouramoacir.blogspot.com – (41) 3023-06811

 

 

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