Por Thomas Dall Acqua Carvalho
–
A educação financeira é fundamental para a formação cidadã e vai muito além da perspectiva matemática, com os cálculos de porcentagens e juros.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca esse assunto como tema transversal e, apesar de ser explicitado apenas em Matemática, deve também ser explorado por outros componentes curriculares, de acordo com o consumo consciente, a sustentabilidade e o planejamento financeiro.
Ao trabalharmos inter e transversalmente é possível conscientizar os alunos sobre diferentes aspectos desse tema. Por exemplo, que não devemos economizar apenas dinheiro, mas também outros recursos que são limitados ou que causam impacto ao meio ambiente, como água e energia.
Vale destacar que as novas gerações são criativas e cheias de energia. Nunca se abriu tantas empresas no Brasil, como acontece hoje. Mas, também, nunca se fechou tantas. Isso porque o tão falado empreendedorismo vai muito além de o fato de abrir empresas. É preciso saber geri-las nas áreas burocrática, fiscal, econômica, de relacionamento com o cliente, modernização do produto e administração de pessoal.
Assim, a educação financeira em sala de aula deve trabalhar o autoconhecimento, propondo conversas e debates sobre costumes, hábitos e ciladas de consumo empregadas pelo comércio e campanhas publicitárias; a organização do orçamento pessoal e familiar, com o uso de ferramentas tecnológicas, a criação de planilhas e a interpretação de gráficos dos resultados; o planejamento, na busca por objetivos e sonhos; e por fim a execução, aplicando diferentes estratégias e ferramentas, conhecendo-se limites, calculando-se riscos e sem esquecer de pensar além do objetivo.
Desta forma, os estudantes poderão ter uma base para enfrentar a vida futura no que diz respeito não só a planejamento financeiro, mas também à vida profissional. A educação financeira é necessária para a sobrevivência de todos em qualquer fase.
O Colégo Marista foca a educação cidadã e o desenvolvimento de valores. Procura formar pessoas críticas, cientes de sua importância e função na sociedade, além de preparadas para a vida.
Thomas Dall Acqua Carvalho é Professor de Matemática do Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP)
Seja o primeiro a comentar