Mundial do Pão tem seletiva no Brasil

A “Seletiva Brasil Mondial Du Pain” elegerá o melhor padeiro do país, que representará o Brasil no Mondial Du Pain, que acontece na França, em outubro de 2019. Esse, que será o maior campeonato brasileiro de panificação, ocorrerá durante a Fipan, e está sendo organizado pela Puratos, fabricante Belga de produtos para panificação e confeitaria. O campeonato será dividido em duas etapas, a de treinamento e o momento da competição.

O embaixador de fermentação natural da empresa no país, Johannes Roos, será o responsável por treinar os competidores selecionados, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas. O padeiro é técnico da Seleção Brasileira de Panificação e um dos representantes da Ambassadors Du Pain, que organiza o mundial.

A competição envolverá 12 padeiros que apresentarão 8 tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com o pão nutricional, o pão biológico e brioches com tranças diferentes. Todos os participantes terão 8 horas de um mesmo dia para a finalização de cada uma das criações.

Os pães serão analisados por um júri composto por renomados profissionais da área de panificação, que devem avaliar a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Além de revelar novos talentos e ser uma plataforma de relacionamento para comunidade do pão, a ideia do torneio é proporcionar a excelência da fermentação natural desde o momento do preparo até a mesa e também trazer protagonismo aos padeiros.

“O perfil do consumidor mudou e atualmente as pessoas procuram mais produtos artesanais, com qualidade e mais sabor. Porém, o mercado ainda precisa de mão de obra qualificada. O campeonato é uma oportunidade de padeiros trocarem experiências, aprenderem novas técnicas e se prepararem para atender essa nova demanda. Por isso, acreditamos no poder transformador do torneio para a panificação nacional”, destacou o diretor de marketing da Puratos, João Ribeiro.  Ele ainda complementa que o campeonato é uma forma de dar destaque à profissão dos padeiros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*