A venda de pães industrializados e panetones está em alta no Brasil. No caso dos pães o destaque fica com os integrais, cujas vendas cresceram quatro pontos percentuais, chegando a mais de dois milhões de domicílios. O panetone está em 52,2% dos lares brasileiros, nas classes mais altas (AB1). Esses dados fazem parte de um estudo da Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumo.
Pães industrializados
Há dois anos fazendo sucesso entre os consumidores e apresentando uma performance positiva, os pães industrializados conquistaram mais de 1,1 milhão de novos lares nos 12 meses terminados em setembro de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado. A categoria cresceu em gasto médio (7,3%), frequência (1,8%) e unidades (10,3%). Nesse cenário, as versões integrais foram as que mais se destacaram, com crescimento de 4 pontos percentuais de penetração de um ano para o outro, ganhando 2,2 milhões de domicílios.
Ainda de acordo com o levantamento, o segmento integral, mais ligado à saudabilidade e também mais caro, está concentrado nos consumidores maduros, a partir dos 30 anos. A maior parte dos jovens optam pela versão tradicional, que tem sido também a mais promocionada.
Performance do Panetone
De acordo com o levantamento da Kantar Worldpanel, mais de 29 milhões de famílias consumiram o item de novembro de 2017 a janeiro deste ano, atingindo 53,2% dos lares – na classe AB1, a mais alta, na Grande São Paulo, o índice chegou a 78%. No período analisado, houve crescimento de 13% em volume e 15% em faturamento em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, cada família levou para casa 1,3 quilo de panetone, uma alta de 2,6% em comparação com novembro de 2016 a janeiro de 2017, tendo o produto chegado aos domicílios principalmente via presente.
Em termos de embalagens, as de 400 e 500 gramas são as que mais têm se destacado. No período analisado pela pesquisa, elas entraram em 2 milhões de domicílios a mais do que no ano anterior. Em meio a um número cada vez maior de sabores e versões, a tradicional ainda aparece como a preferida do brasileiro, representando quase 80% do volume da categoria (78,2%). No entanto, a Kantar Worldpanel detectou que os segmentos recheados e sem frutas ganharam espaço.
No que se refere ao perfil do consumidor de panetone, o estudo aponta que há uma concentração de volume comprado na Grande São Paulo, por pessoas com 50 anos ou mais, que vivem em lares compostos por uma ou duas pessoas, de alto poder aquisitivo e sem crianças.
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