Curso profissionaliza boleiras

Treinamento em São Paulo ensina técnicas de produção e de gestão de negócios para pessoas que já vendem bolos. O trabalho é uma iniciativa da Universidade Dona Benta, na Escola Senai Horácio Augusto da Silveira, na Barra Funda. A J.Macêdo, fabricante da marca Dona Benta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) criou um curso para promover a capacitação de boleiras. O projeto piloto da iniciativa, chamado de Universidade Dona Benta, reúne dez participantes na escola do Senai-SP na Barra Funda, em um curso intensivo inédito de produção de bolos, com 60h/aula em setembro, que contou com a presença do confeiteiro e apresentador norte-americano Buddy Valastro na aula inaugural.

Os participantes, selecionados por meio das redes sociais, já trabalham com a produção e venda de bolos, mas estão em busca de aperfeiçoamento e de tornar seu negócio cada vez mais profissional. O curso tem uma grade ampla: aborda desde a mão na massa (temas como higiene e conservação de alimentos, tipos de massa de bolo e técnicas de confeitaria) até questões como planejamento e custos.

Em um período de turbulento cenário econômico, a iniciativa é uma forma de auxiliar os participantes no aperfeiçoamento da profissão e de, por meio da capacitação, eles obterem renda fazendo o que gostam: bolos! O objetivo da iniciativa é estimular o empreendedorismo e aumentar as chances de sobrevivência do negócio.

Segundo André Raccah, gerente de Marketing da J.Macêdo, a Universidade Dona Benta está relacionada a diferentes princípios da empresa. “O estreito relacionamento com os nossos consumidores, a responsabilidade social e o investimento em capacitação profissional fazem parte do DNA da J.Macêdo. A gente não quer só ensinar como fazer bons bolos: o curso ensina também como manter o padrão de qualidade e os cálculos de retorno de investimento. A ideia é que quem se lança ao desafio de empreender possa transformar bons bolos, feitos com carinho e amor, num negócio rentável”, diz Raccah.

Estebe Ormazabal Insausti, diretor da unidade do Senai-SP na Barra Funda, destaca a importância desse investimento em capacitação: “Há anos, o Senai-SP e a J.Macêdo mantêm parcerias. A proposta da Universidade Dona Benta é enriquecedora, pois assim juntamos mais forças para a capacitação. Com essa iniciativa, colocamos nosso experiente corpo de professores e toda a infraestrutura da escola à disposição dos alunos. O projeto vem ao encontro do esforço do Senai-SP de aumentar o nível técnico e tecnológico do setor da panificação e confeitaria. É um setor que tradicionalmente vem crescendo, mas que hoje em dia precisa de uma preparação tecnológica para impulsionar mais seu crescimento com profissionais preparados”.

Além do curso, os alunos receberam material didático e itens como camiseta, avental, luva térmica e touca. Também são disponibilizados todos os ingredientes utilizados, entre eles os itens do variado portfólio Dona Benta, como farinhas e fermentos.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*