Ter uma boa experiência em um restaurante ou padaria vai além do sabor dos alimentos e bom atendimento. Pontos como limpeza e higiene são muito importantes para fidelização de clientes e melhoram a reputação de estabelecimentos. A falta desses fatores pode originar diversos problemas como o surgimento de pragas, que podem impactar a relação com clientes, afetar a saúde dos consumidores e trazer prejuízos financeiros para o negócio.
Para entender melhor o assunto a Rentokil, empresa que atua controle de vetores urbanos, listou as principais pragas que surgem nesses ambientes com algumas dicas de como combatê-las.
Roedores
Camundongos e ratos são pragas muito comuns de serem encontradas em padarias, restaurantes, cafés, cozinhas comerciais e outras empresas de serviço de alimentação. Com grande adaptabilidade, os roedores são atraídos por alimentos o que torna esses estabelecimentos perfeitos para habitarem. Os roedores conseguem se reproduzir muito rápido e formam ninhos em lugares de difíceis acessos, o que pode causar danos a equipamentos elétricos, embalagens e perda de estoque de alimentos. Além disso, transmitem doenças por meio de excrementos, como salmonelose, tifo e leptospirose.
“Garantir um programa eficaz de gerenciamento de roedores em seu estabelecimento é vital. Medidas como eliminação de áreas de abrigo dentro e fora dos estabelecimentos, impedir o acesso ao edifício e aos alimentos armazenados são maneiras de prevenção contra os animais”, comenta Carlos Peçanha, biólogo e biomédico, Diretor Técnico da Rentokil.
Baratas
Os mais comuns insetos rastejantes que podem infestar restaurantes são as baratas. Podem causar problemas particulares devido ao tamanho, como se esconderem em lugares pequenos, reprodução rápida e dieta variada. Com hábitos noturnos, as baratas se abrigam durante o dia e saem à noite para encontrar comida e outros locais de abrigo. Têm preferência por locais escuros, como rachaduras, fendas, ralos, esgotos, equipamentos, móveis internos e espaços ocultos que ofereçam temperatura e umidade adequadas, além de serem uma grande ameaça para restaurantes de várias maneiras.
São conhecidas por transportar grande número de bactérias causadoras de doenças, como salmonela, que podem facilmente contaminar alimentos, embalagens, maquinários e utensílios de cozinha. “Boas práticas de saneamento evitam infestações e detectam a presença de baratas em restaurantes. Limpar alimentos e bebidas do chão, descartar adequadamente os resíduos e armazenar alimentos em recipientes seguros, ajudam a evitar infestações e são soluções eficazes”, explica Peçanha.
Moscas
Os insetos voadores são outro problema para estabelecimentos de alimentação. Existem várias espécies de moscas que são atraídas por odores de alimentos, porém todas representam o mesmo risco para a segurança alimentar.
Moscas são conhecidas por transmitirem mais de 200 patógenos diferentes que podem contaminar alimentos, máquinas e utensílios de cozinha, que colocam em risco a saúde dos funcionários e dos clientes. “Instalar telas de proteção, garantir que os resíduos sejam descartados de forma correta e a aplicação de armadilhas luminosas, como o Lumnia, são maneiras assertivas de diminuir o risco de contaminação” conta.
Pragas de armazenamento
São insetos pequenos como traças e carunchos que se alimentam de cereais e se alocam em embalagens. São consideras as pragas que mais afetam a parte financeira de padarias e restaurantes, devido à perda de estoque de alimentos ocasionado por elas.
São propensas a infestar produtos com embalagens que já foram abertas, mas nada impede de entrarem em embalagens feitas de papel, papelão, plástico ou papel alumínio. Contaminam os alimentos por meio de fezes e casulos, o que torna os alimentos impróprios para consumo.
“Seguir práticas básicas pode minimizar o risco de infestação dessa praga, como descartar produtos infestados, monitorar regulamentar os alimentos armazenados em busca de sinais de infestação e ter em dia práticas adequadas de saneamento e limpeza. Todas as pragas citadas causam muito transtorno. As soluções para os problemas causados por elas podem ser feitas com a ajuda de um profissional de controle de pragas que disponha de equipes treinadas e preparadas para lidar com vários cenários”, diz Peçanha, da Rentokil.
Seja o primeiro a comentar