Por Newton Figueiredo
_
Você tem certeza que suas compras provêm de fornecedores que têm respeito para com seus próprios funcionários, para com o meio ambiente e para com a sociedade? Pergunta difícil ou não? Temos inúmeros casos de empresas que tiveram problemas com sua imagem por conta de fornecedores. E a sua empresa possui critérios para seleção de fornecedores?
O tema seleção de fornecedores sustentáveis trata-se de um dos pontos cruciais para os empresários que buscam a sustentabilidade de seus negócios. Já imaginou o risco de imagem de um produto vendido por você sendo produzido com trabalho semi-escravo ou infantil?
É fundamental questionar e verificar a procedência de tudo que é oferecido ao consumidor dentro do seu estabelecimento: extração, licenças, formas de contratação, condições de trabalho… Deve-se buscar parceiros e fornecedores que estejam engajados e se preocupem em saber a origem dos produtos que adquirem de terceiros. Ser sustentável é, também, incentivar a sua cadeia de produção, distribuição, ponto de venda e descarte correto, para redução de impactos e melhoria das condições sociais.
Um varejista que importa produtos deve saber quem e como os produz e, se for artesanato, deve buscar alternativas locais para colaborar na geração de renda de pequenas comunidades, por exemplo. Não é possível tampar os olhos e fingir que está tudo de acordo. O consumidor tem hoje mais acesso às informações, é engajado e consciente do seu papel. Dessa forma, procure demonstrar, claramente, aos seus clientes a sua política de seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis.
62% dos consumidores brasileiros estão dispostos a ter um custo 10% mais alto para obter produtos sustentáveis de forma social e ambientalmente responsável, segundo levantamento do Grupo Havas, em novembro de 2011.
Prefira produtos com selos de terceira parte que comprovem a responsabilidade tanto social quanto ambiental da cadeia, como o Selo SustentaX e busque informações nas listas de empregadores de trabalho escravo e de trabalho infantil emitidas pelo Ministério do Trabalho.
Se você não tem tempo para fazer esse trabalho de verificação, contrate uma empresa que se responsabilize por isso.
Newton Figueiredo é fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade empresarial ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e desenvolvendo projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários
Seja o primeiro a comentar