Como acertar o bolo caseiro?

Fazer bolo em casa para um café da tarde em família é uma atividade bem comum na maioria das famílias. No entanto, nem todo mundo acerta o bolo e, o que era para ser um momento de descontração com pessoas queridas pode se tornar uma situação embaraçosa.

Fazer o bolo é uma atividade simples que requer paciência, amor e dedicação, afinal, um alimento feito com carinho tem um gostinho ainda mais especial. Além do lado afetivo, os ingredientes, por exemplo, podem interferir diretamente no resultado final. Cecília Victório, sócia-fundadora e chef responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Bolos da Cecília, separou algumas dicas para ajudar na missão de acertar no bolo em casa.

1) Como selecionar os ingredientes?
É necessário que todos os ingredientes sejam de boa qualidade. Ex: teor de gordura, açúcar, etc. Se forem usadas frutas, o cuidado deverá ser maior, pois elas oxidam facilmente e estragam. A maioria tem a validade de dois a três dias somente.

2) Existe uma temperatura ideal para utilizar os ingredientes?
De preferência, todos os ingredientes deverão ser usados em temperatura ambiente, isso vai facilitar a incorporação deles e os tornarão mais aerados, inclusive os ovos. Se estiverem sob refrigeração retire um tempinho antes.

3) Os bolos que pedem suco podem ser industrializados ou é melhor sempre optar por suco natural?
Sempre que possível escolher frutas naturais, nas minhas lojas só usamos suco natural e espremidos na hora, assim conservam mais as propriedades dos ingredientes usados e o bolo fica extremamente mais saudável.

4) Qual a temperatura ideal para assar o bolo sem ressecar a massa?
A temperatura ideal é de 180 a 220 graus.

5) Por que, às vezes, o bolo não cresce?
No geral é porque não se segue as etapas da receita corretamente.  Um dos motivos é não incorporar os ingredientes de forma correta, por ex. claras mal batidas e forno muito quente.

6) Pode mexer no bolo enquanto ele assa?
Os primeiros 20 minutos de forno são cruciais para um  bolo bem feito. A grosso modo, a explicação é essa: o bolo está se acostumando com o ambiente em temperatura mais alta e os ingredientes estão meio que se aglutinando e inflando de ar para o bolo crescer. Se ele sofrer um movimento, pronto! Desestrutura todas as moléculas, o ar se solta  e o bolo não ficará como o esperado: um bolo crescido, dourado e brilhoso por cima.

7) Qual o principal segredo para acertar no bolo em casa?
Usar bons ingredientes e sempre frescos de preferência. Preparar um bolo sem pressa, obedecendo à receita, o tempo do preparo e temperatura, mas o  principal é o respeito pelos ingredientes e o amor no preparo de tudo que se faz. Se você não respeita, você desperdiça insumos e isso é falta de respeito com sua profissão principalmente quando se trabalha com alimentos.

8) O que fazer para o bolo não solar?
Bater o tempo necessário, bater as claras em neve e não esquecê-las por um tempo enquanto vai fazer outra coisa e depois volta a fazer o bolo. Claras voltam a ser líquidas e seu bolo vai solar certamente.

9) Qual a maneira correta de untar a forma para não grudar?
O segredo é fazer sem correria, untar toda forma com margarina, inclusive as bordas e a torre. Salpicar de farinha e retirar bem o excesso.

10) Como saber/escolher o tamanho da forma?
O tamanho da forma vai depender da quantidade de massa da sua receita. Devemos colocar massa até a metade da altura da forma, pois assim o bolo terá espaço suficiente pra crescer e não passar da borda e derramar massa pra fora da forma.

Cecília Victório é sócia-fundadora e chef responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Bolos da Cecília. Também atua na pesquisa de mercado, desenvolvimento de insumos, criação de produtos de confeitaria caseira e natural, elaboração de fichas técnicas e estabelecimento dos procedimentos de produção em escala. Tem cursos de capacitação referentes a bolos simples, recheados, decorados, nakeds, tortas, doces, mousses, sobremesas geladas, bolos confeitados com chantili, confeitaria francesa, panificação, doces finos para aniversários, casamentos, rendas de açúcar, bolos diet etc. Ministra cursos de doces finos para aniversários, casamentos, massas e recheios variados, tendências, entre outros.

A  Bolos da Cecília (www.bolosdacecilia.com.br) foi a primeira rede de franchising a oferecer o Bolo de Churros. Pensando em unir as famílias em volta da mesa para lembrar os sabores e valores da infância, oferece o verdadeiro bolo caseiro, produzidos de forma totalmente artesanal. Outro diferencial da rede são os bolos vendidos em pedaços, que podem ser consumidos com variados tipos de café e refrigerantes, além de salgados e sorvetes que são vendidos no local.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*