A sintonia estratégica neste Natal entre a vitrine e o atendimento

Por Dalmir Sant’Anna

O aprimoramento e o dinamismo de estratégias de melhores índices para as vendas natalinas, concomitantemente ao desafio de aprimorar os resultados para o fechamento das metas anuais, exigem do profissional lojista o comprometimento e o constante desafio em superar as expectativas de cada cliente, não somente decorando uma vitrina com objetos característicos do Natal, mas realizando uma coerente integração entre o visual e o atendimento. O palestrante mágico Dalmir Sant’Anna apresenta três dicas para contribuir e fortalecer a sintonia estratégica neste Natal, enfatizando a relevância de todos os setores remarem num mesmo sentido, para que o cliente perceba que sua presença faz diferença para a existência da loja.

Relacionamento com o cliente – O sistema de som da loja pode ser uma ferramenta estratégica, pois em determinados momentos, o gerente e o líder de vendas, dependendo do desprendimento, podem realizar uma saudação em nome de toda a equipe aos clientes  que estão naquele momento dentro da loja, permitindo que seja desenvolvido um canal de comunicação de favorecimento ao relacionamento com o cliente. Um atendimento prestativo e com um sorriso leal de cordialidade, gera resultados surpreendentes. Deixe para o seu concorrente a oportunidade negativa de fazer o cliente entrar na loja e refletir se deve esperar o atendimento ou ir embora para uma outra loja.

Uniforme diferenciado – Ao usar uma toca vermelha na cabeça ou atuar com uma camisa estampada com o tema da campanha promocional, o profissional de vendas fortalece mais uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, que nada fazem para oferecer ao cliente que entra na loja, uma maior identificação com o clima de vendas do Natal. O cliente ao perceber que toda a loja está em sintonia com o compromisso de trabalhar a seu favor, se encanta com o clima de receptividade, retorna para realizar novas compras e traz consigo novos clientes.

Confiança nas suas habilidades – O profissional lojista deve acreditar no produto que está oferecendo ao cliente, desenvolvendo não somente suas habilidades inatas, mas o aperfeiçoamento profissional em superar expectativas. Não adianta expor um produto na vitrina e demonstrar ausência  de conhecimento  sobre suas características e benefícios, deixando de fortalecer a confiabilidade no que está oferecendo. É necessário estar preparado com uma loja receptiva e em clima de festa para aliar palavras e ações, transformar desculpas em oportunidades.

Com a aproximação do período das vendas natalinas, o profissional de vendas precisar conciliar ações e palavras para demonstrar que o Natal é um momento determinante para um resultado eficaz e coerente em servir com flexibilidade às necessidades, gostos, hábitos e desejos de cada cliente. Toda a equipe precisa trabalhar unida para demonstrar que a vitrina tem um papel determinante e um poder de sedução absolutamente inquestionável. Quando um cliente entra em uma loja, motivado pela decoração da vitrina, não deseja somente avaliar o produto, mas espera o mesmo sentimento de encanto oferecido. A sintonia entre a vitrina e o atendimento gera um relacionamento favorável e imprescindível para atrair, gerar e reter novos clientes.

 

Dalmir Sant’Anna – Palestrante mágico presente em vários eventos de renome nacional. Autor do livro “Menos pode ser Mais” e de vários artigos publicados em revistas, sites e jornais. Mágico profissional, especialista em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicação Social. – www.dalmir.com.br 

 

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