O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, na sexta-feira (20/10/2017). Desta vez foram fiscalizados dois mercados e duas padarias nos bairros da Gávea e do Leblon, na Zona Sul do Rio. Todos os estabelecimentos foram autuados e os fiscais descartaram 25 kg de alimentos impróprios para o consumo.
Na Padaria e Confeitaria Caiçaras (Rua Marquês de São Vicente, 216, Gávea) foram descartados produtos sem especificação da validade (4,9 kg de massa de pão, 1,5 kg de canelone, 1,4 kg de massa de pão australiano e 780 g de queijo provolone), 2,5 kg de linguiça calabresa mofada, piso da câmara frigorífica quebrado, lixeira aberta sem pedal e piso quebrado na cozinha. Os fiscais também encontraram bebidas armazenadas em contato direto com chão, sem o uso de pallets, e a ausência do certificado de dedetização. Os fiscais determinaram a dedetização em 24 horas e a apresentação do certificado no Procon.
Entre os produtos impróprios para o consumo encontrados na padaria Da Casa da Táta (Rua Professor Manuel Ferreira, 89, Gávea), havia 2,2 kg de arroz de funghi vencido, além de 1 kg de carne assada, 680 g de queijo coalho, 210 g de queijo parmesão, 700 g de pães diversos em pedaços, 200 g de geleia e 200 g de manteiga, todos sem a informação do prazo de validade. A cozinha do segundo andar estava com o piso quebrado, o estabelecimento não tinha o certificado de potabilidade da água, e o Livro de Reclamações não estava autenticado.
O Mercado Econômico (Rua Marquês de São Vicente, 438, Gávea) e o Supermercado Zona Sul (Avenida Bartolomeu Mitre, 705, Leblon) foram autuados pela mesma irregularidade: a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
Seja o primeiro a comentar