Cinco erros para evitar na hora de confeitar o bolo

Confeitaria é uma arte, por isso, ela precisa ser aperfeiçoada. E está tudo bem não acertar tudo de primeira, mas a confeiteira Bruna Rebelo pode ajudar você a não cometer alguns erros logo de cara!
“Tive que errar bastante, aprendi com eles (…) para estar aqui ensinando hoje”, conta. E, de acordo com ela, na confeitaria, é preciso ter alguns pontos de atenção, principalmente com bolos altos, que precisam de um cuidado maior na hora de transportá-los. Bruna listou os cinco erros comuns na hora de confeitar o bolo.


1) Não usar um nivelador de bolo
“Muita gente não sabe usar, mas é mais simples do que você imagina”, explica. Ao cortar o bolo com uma faca, existem diferentes tipos de espessura na massa e isso acaba deixando o bolo feio. 


2) Não usar a cinta de contenção
Segundo Bruna, a cinta de contenção é uma barreira feita entre o recheio e o espaço para fora do bolo. “A cinta de contenção segura o recheio lá dentro e deixa o bolo reto e nivelado”, conta. 


3) Não deixar seu bolo refrigerar por tempo suficiente
O tempo mínimo de descanso na geladeira é de 12 horas com o bolo já montado. Isso faz com que o bolo esteja firme ao retirar o acetato, para que ele fique reto, estruturado e seguro.


4) Não proteger as migalhas do bolo na hora de passar a espátula
É preciso tomar muito cuidado, porque as migalhas podem estragar visualmente a decoração do seu bolo.


5) Deixar a temperatura muito baixa ao colocar o bolo com cobertura buttercream na geladeira
E a confeiteira explica: “Quanto mais baixa for a temperatura, maior vai ser o choque térmico ao retirar o bolo da geladeira”, diz Bruna. Para isso não acontecer, o buttercream precisa estar armazenado na temperatura mais alta da sua geladeira.


Foto Iza Costa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*