Setor de balas e confeitos cresce no Brasil

Gostosuras ou Travessuras? A pergunta símbolo do Halloween em todo o mundo tem resposta certa no mercado brasileiro. De acordo com dados da Euromonitor, o valor de venda no varejo de confeitos de açúcar e goma de mascar, colocou o Brasil na quarta posição do ranking mundial em 2019, faturando US$ 3.762 milhões, atrás apenas de mercados como Estados Unidos, China e Japão. Este valor representou a venda de 292 mil toneladas de produtos.

De acordo com Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), o Halloween já está incorporado no calendário dos brasileiros sendo uma data de extrema importância para o setor de Balas & Gomas. “Nossos associados se programam com até seis meses de antecedência para atender a demanda por esses produtos nesta época do ano, além de produzirem embalagens e produtos temáticos para incrementar a data”, diz o presidente da Entidade que representa 93% deste mercado no país.

“Mesmo em um ano tão atípico como 2020, a balança comercial do setor de Balas & Gomas teve um resultado positivo entre janeiro e setembro, com um superávit de US$ 64,6 milhões. Os principais destinos das exportações desse segmento são os Estados Unidos, Paraguai e Argentina.”, conta o Fonsêca.

O Brasil das gostosuras

Quanto ao gosto dos brasileiros, a pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab em 2016, mostrou que 69% dos brasileiros afirmaram que as balas, que mais gostam e compram, são as de caramelo/toffee, seguido das pastilhas, com 40% de preferência dos entrevistados. Já os sabores favoritos são os de fruta (37%) e o de menta/hortelã (34%).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*